sábado, 20 de fevereiro de 2010

Mundo Sustentável - Reciclagem de Costumes


Luminária de garrafas pet recicladas


A palavra equilíbrio nunca foi tão importante quando o assunto se refere à habitação. A cultura do desperdício e acúmulo dos resíduos nas habitações modernas com passar dos tempos apresentou aumento notório e assustador. Atualmente a população urbana já ultrapassa a população rural, o que acarreta centros com mega populações e assim maior impacto ambiental.

Nas últimas décadas com a preocupação ecológica, conforto das habitações e das pessoas, tradições e costumes estão sendo analisados e discutidos por ambientalistas e construtores. A reciclagem depois de recriminada está sendo valorizada, e cada vez mais apresenta diferentes potenciais na vida contemporânea da sociedade.

A preocupação de cada um em reciclar e melhorar as condições da habitação e minimizar os impactos gerados na mancha urbana produziu diversas técnicas e tecnologias ano após ano de maneira crescente. A arquitetura ecológica pode ser uma solução para este problema. Com a reciclagem pode diminuir os riscos e gerar uma cultura que sofra menos com os impactos.

Nosso principal resíduo é o orgânico. O processo mais efetivo para reciclagem dos resíduos orgânicos são as composteiras. No caso de apartamentos, podemos destinar áreas como a sacada para inserção de uma composteira. O resíduo orgânico destinado corretamente a uma composteira, além de não ser despejado no sistema de lixo sem nenhum tratamento, transforma-se em adubo que pode ser utilizado em jardins.

A composteira pode ser usada em residências de qualquer tipologia. Apenas com esta técnica podemos criar um sistema de sustentabilidade para habitação. Um ciclo natural: resíduo + composto + adubo + alimento. Um dos resíduos que frequentemente não damos a atenção devida é o óleo de cozinha. Produto altamente tóxico pode ser reciclado e destinado a lugares corretos, como centros de reciclagem, porém, podem ser também reciclado na própria habitação com a criação de sabão.

Sistemas de aquecimento de água são atualmente os mais presentes nas construções dentre as técnicas ecológicas. Nosso país praticamente recebe os raios solares o ano todo, facilitando a disseminação da técnica e da instalação de aquecedores solares. As vantagens do aquecedor solar são superiores as de outros sistemas, pois a sua fonte é gratuita e ilimitada. Há ainda aquecedores elétricos, a gás e bio-energias.

Lixo e água já foram tratados, mas e quanto à materialidade? Pequenas ações podem reciclar e minimizar os impactos gerados por nós. A garrafa Pet, definitivamente criticada e rotulada como o vilão da sustentabilidade, pode ser utilizada de diversas maneiras e basta criatividade para reutilizar. A garrafa pet pode ser utilizada como jardineiras, vasos de ervas, porta utilidades, e última e mais fascinante vertente da garrafa pet, é camiseta feita de PET, a partir de um processo industrial a garrafa se transforma em fios, e conjuntamente com fios de algodão temos a camiseta feita de Pet.

A compreensão de que a reciclagem é possível e que cada ação pode mudar um costume e uma tradição que é marcada pelo desperdício, tem a função de elevar a idéia, divulgar e concretizar, de que carece rever nossos conceitos e que cada pratica é fundamental para o benefício do planeta.
Texto: Leonardo Gazeto
Arquiteto
leo_gazeto@hotmail.com

1 comentários:

Anônimo disse...

Como fazer Esta luminária?
Grata,

Postar um comentário